9 de jun. de 2010

Imposição por Hélio Costa divide cúpula do PT de Minas

Folha

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE


Um dia após o PT nacional impor o nome de Hélio Costa (PMDB) para disputar o governo de Minas, a cúpula do PT mineiro se mostrou hoje dividida em relação ao empenho pela candidatura do peemedebista.

A decisão do PT empurrou o pré-candidato petista Fernando Pimentel para concorrer ao Senado.

A divisão ficou clara com as ausências do presidente regional do partido, Reginaldo Lopes, e do primeiro vice-presidente, Miguel Correa Jr., na reunião da Executiva Estadual. Os dois estavam em Belo Horizonte e fazem parte do grupo de Pimentel.

Integrantes desse grupo têm falado nos bastidores do PT que não pretendem se envolver na campanha de Costa, apesar de as declarações públicas de Pimentel terem sido no sentido de trabalhar pela unidade da aliança.

Alheio a isso, os membros da Executiva divulgaram uma resolução com o propósito de conduzir a militância petista para o apoio à chapa.

A resolução fala em "empreender todos os esforços para unificar a base aliada do governo Lula em Minas" e "convoca toda a militância" para eleger Costa, Pimentel e Dilma Rousseff presidente.

Porém, os próprios autores da resolução consideram que o sucesso da mobilização dependerá de uma polarização entre os projetos do presidente Lula e o do PSDB.

Isso vai depender do envolvimento do PT nacional na questão mineira, de Dilma e do próprio presidente Lula, que têm responsabilidade sobre o quadro atual, avaliou-se na reunião.

O deputado federal Odair Cunha, porta-voz dos membros da Executiva, deu o tom: "[O governador tucano Antonio Anastasia] É um adversário que nos une. O sentido é derrotar o PSDB em Minas".

Não há consenso se a entrada do ex-ministro Patrus Ananias como vice de Costa mobilizaria a militância. Por enquanto, Patrus diz não, mas um interlocutor dele lembrou que o ex-ministro "é muito partidário".

http://www1.folha.uol.com.br/poder/747699-imposicao-por-helio-costa-divide-cupula-do-pt-de-minas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário