14 de jun. de 2010

Lula defende nome de Patrus Ananias para vice de Hélio Costa ao governo de MG

Rayder Bragon
UOL Eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a participação do ex-ministro Patrus Ananias na chapa encabeçada pelo candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais, o senador Hélio Costa.

Após inauguração de gasoduto da Petrobras nesta segunda-feira (14), na cidade mineira de Queluzito (a 131 km de BH, região central do Estado), o presidente manifestou sua predileção pela chapa. Lula foi o principal condutor do processo que indicou o peemedebista para encabeçar a chapa da base aliada em Minas Gerais. A imposição de Hélio Costa foi de encontro às aspirações do PT local, que pretendia lançar o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel como candidato ao governo do Estado.

“Eu primeiro estou feliz porque depois de muitos vai não vai, o PT de Minas decidiu fechar o apoio ao senador Hélio Costa. Se dependesse da minha vontade pessoal, se eu fosse mineiro e pudesse dar um voto, o Patrus seria vice do Hélio agora. Porque a campanha é para ganhar as eleições, de verdade”, disse o presidente durante entrevista coletiva.

Questionado sobre a imposição feita no Estado, que não foi bem digerida pelo PT local, o presidente não quis polemizar. “Tem muita coisa que acontece nos Estados que a direção nacional (do PT) resolve. O dado concreto é que foi importante a aliança feita com o PMDB em Minas Gerais. Nós vamos colher isso depois do dia 3 de outubro”, avaliou Lula.

A vontade de Lula foi expressada dois dias depois de a ministra Dilma Rousseff ter manifestado o mesmo desejo de que Patrus Ananias aceite a vaga de vice na chapa de Hélio Costa. Na última sexta-feira, em evento de empresários na cidade mineira de Tiradentes, a candidata fez chegar ao grupo de Patrus a vontade dela de contar com ele na coligação da base aliada em Minas.

Nos bastidores, as tentativas de convencer o petista a aceitar a empreitada se deve ao fato de a militância petista já ter acenado com a possibilidade de fazer “corpo mole” em torno do nome de Costa.

Patrus seria o elemento para contribuir no engajamento dos militantes do partido no Estado. O ex-ministro resiste às pressões e já havia declarado a possibilidade de não disputar cargo eletivo neste ano.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/14/lula-defende-nome-de-patrus-ananias-para-vice-de-helio-costa-ao-governo-de-mg.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário