24 de mar. de 2010

Lula diz que escolherá caças no momento adequado para evitar especulações eleitorais

SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que só irá tomar uma decisão sobre a compra dos caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) após ouvir o Conselho de Defesa Nacional, órgão de consulta para assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do Estado, composto por ministros da Defesa, do Planejamento, da Justiça, entre outros.

Lula afirmou que é preciso escolher bem o momento de fazer a decisão, para que não vire uma questão polêmica para ano eleitoral.

"Estamos em ano atípico, em ano eleitoral, e uma coisa dessa envergadura não pode ficar à mercê de especulação política. Temos que ter muito cuidado, bom senso, queremos conversar com todos os setores da sociedade", afirmou.

Lula esteve reunido hoje com o rei da Suécia, Carl Gustaf 16, em visita ao Brasil, para, entre outras coisas, negociar a venda dos caças Gripen NG, da indústria sueca Saab. A Suécia disputa com os Estados Unidos e a França a venda das aeronaves.

Apesar de fortes acenos a favor dos caças franceses, o presidente afirmou que a decisão sobre a compra ainda não foi tomada, e terá de ser feita com cautela. "Teremos de fazer com muito cuidado, com muito carinho, porque é de interesse do Brasil, mas ao mesmo tempo é uma coisa que custa muito dinheiro, uma coisa que não vai ser paga no meu governo", afirmou.

O Conselho de Defesa terá sua vez de analisar a questão após o Ministério da Defesa estudar as propostas dos fabricantes e a análise feita pela Aeronáutica. "Depois isso vai chegar em minhas mãos, e depois vamos convocar o Conselho de Defesa, que vai analisar as propostas", disse.

De toda forma, afirmou Lula, o país quer tecnologia, fabricar o avião no Brasil, e que o país seja, inclusive, exportador desses aviões, "num futuro bem próximo".

O presidente falou a jornalistas após almoço com o rei sueco. Ele aproveitou a ocasião para defender a compra bilionária. "O Brasil precisa de caças, precisa modernizar seus aviões, obviamente vamos fazer o que é melhor para o Brasil, dentro das perspectivas do Brasil, das possibilidades do Brasil", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u711392.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário