4 de out. de 2010

Serra diz esperar aproximação com PV e que Aécio é "pessoa-chave" no segundo turno

Folha

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse nesta segunda-feira esperar uma "aproximação" com o PV no segundo turno. Questionado se iria procurar a presidenciável derrotada Marina Silva, Serra disse que "a questão é via partido".

"Eu tenho muita proximidade com o PV. Elementos de aproximação existem e eu espero sinceramente que ela aconteça", afirmou o tucano, que não quis comentar a hipótese de Marina ficar neutra no segundo turno.

Serra disse que sempre teve o apoio dos verdes quando comandou a Prefeitura de São Paulo e o governo paulista e que tem "relação de amizade" com integrantes do PV. Afirmou ainda que fez um programa ambiental em parceria com o partido em São Paulo. O tucano disse que a área ambiental é uma prioridade sua e defendeu o sistema de poupança de carbono.

O presidenciável esteve em Belo Horizonte, onde participou do velório de Aécio Cunha, pai do ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB). Deputado federal de 1967 a 1987, Cunha morreu aos 83 anos no domingo por insuficiência hepática.

Serra chamou o pai de Aécio de "moderado" e "patriota" e disse que "é em uma hora dessas que os amigos devem estar juntos".

VICE

O candidato do PSDB disse que não participa das especulações sobre a suposta troca de seu vice, Indio da Costa (DEM). "Eu tenho entendido que não há possibilidade legal", afirmou o tucano, sem dizer se gostaria ou não de fazer a troca.

Ao ser questionado sobre a hipótese de Aécio ser um novo vice com mais peso, Serra afirmou: "Eu não creio, não ouvi essa especulação. E é melhor também não avançar muito em muitas especulações dessa natureza".

AÉCIO

Serra disse que Aécio deve agora "guardar o momento de dor" pela morte do pai, mas que espera que o mineiro seja uma "pessoa-chave" no segundo turno.

"Não creio que seja o caso já de o Aécio se envolver em um trabalho direto, mas acredito que ele vai ser uma das pessoas-chaves. Junto com o [governador reeleito Antonio] Anastasia aqui em Minas e no campo nacional", afirmou o tucano.

ALCKMIN

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que também foi ao velório, defendeu a aproximação de Serra com o PV e brincou com o fato de estar de gravata verde.

"Eu acho que, no que depender de nós, eu até já estou com uma gravata verde aqui", afirmou o tucano paulista, que defendeu que o programa de Marina seja incorporado ao de Serra.

MINAS

O candidato derrotado do PV ao governo de Minas, José Fernando Aparecido, também esteve no velório e disse que não existe nada definido sobre apoio a Serra, mas ressaltou as alianças que tucanos e verdes mantêm pelo país.

"O Gabeira apoia o PSDB no Rio, temos alianças em São Paulo e em Minas. Temos já uma parceria regionalizada em três grandes Estados. Mas vamos esperar a reunião da Executiva Nacional", disse Aparecido.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/809475-serra-diz-esperar-aproximacao-com-pv-e-que-aecio-e-pessoa-chave-no-segundo-turno.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário