12 de jan. de 2010

Cúpula do PSDB vai a Minas turbinar planos de Aécio

Andréia Sadi, do R7

Tucanos fazem primeira reunião em Belo Horizonte como "gesto" por vice do governador

O PSDB confirmou que a primeira reunião da Executiva Nacional do partido de 2010 vai acontecer em Minas Gerais, na segunda quinzena do mês de janeiro e "já está acertada com o governador Aécio Neves", como anunciou o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE) em seu Twitter (@Sergio_guerra).

Tradicionalmente, o encontro se dá em Brasília, mas o secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), disse ao R7 que, neste ano, Guerra decidiu fazer um “gesto” em direção ao vice de Aécio, Antonio Anastasia (PSDB). Aécio tirou o time de campo na disputa presidencial em dezembro e anunciou que vai trabalhar para Anastasia ocupar o seu lugar.

- No dia da reunião em que o Aécio falou que não seria candidato, na reunião, Sérgio (Guerra) falou, por acaso, ‘eu queria fazer um gesto para o Anastasia nacional’. Aí o Sérgio falou: ‘vou marcar a primeira reunião da Executiva aqui’, aí a gente traz os senadores , deputados e tudo.

Fontes aliadas a Aécio disseram ao R7 que a reunião será um "afago" ao governador e objetiva reduzir atritos e impacto da desistência de Aécio na disputa presidencial. O tucano vai fazer uma "verdadeira maratona" nos próximos dias e meses por todo Estado para promover Anastasia, mas essa imersão em Minas preocupa a direção nacional do partido, que, segundo fontes, ainda não desistiu de lançar a chapa puro-sangue - como é chamada a dupla de candidato e vice de um mesmo partido - encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra, e Aécio como vice.

Castro, que foi um dos principais entusiastas da candidatura de Aécio à Presidência, disse que o encontro não tratará de "nada excepcional" ao ser questionado se os tucanos discutiriam a dobradinha.

- Inclusive vamos tomar o máximo de cuidado para não tratar de nada novo e dar esse caráter de que é uma ‘forçação’ de barra em cima do Aécio.

Com a desistência de Aécio de disputar a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes da oposição no Senado chegaram a defender um movimento por uma dobradinha Serra-Aécio, ideia rejeitada por Castro. Ele que disse que o "caminho natural" do governador é disputar uma vaga no Congresso.

Além de Castro e Guerra, devem estar presentes no encontro os senadores Álvaro Dias, Marisa Serrano (MS), Lúcia Vânia (GO), Arthur Vírgilio (AM) e os deputados Edson Aparecido (SP) e José Aníbal (SP). Os governadores Serra e Aécio, segundo Castro, não devem comparecer. A assessoria do PSDB também não confirma a participação deles.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/cupula-do-psdb-vai-a-minas-turbinar-planos-de-aecio-20110112.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário